domingo, 27 de setembro de 2009

26 de Setembro - OS 2 ANOS DO ANDRÉ

Hoje é domingo, dia 27 de Setembro e igualmente dia de eleições legislativas. Encontro-me em casa, pois a minha mulher, Elsa, está a trabalhar na Junta de Freguesia, onde é funcionária e como habitualmente nestes dias tem de trabalhar.
Por isso ocupo o meu tempo escrevendo o que me vem à ideia. A televisão transmite uma reportagem sobre a produção de arroz em Portugal. É mais um rol de queixas, dos responsáveis pela produção daquele cereal, pela forma e pela falta de vontade politica, de quem nos governa em resolver os problemas dos nossos agricultores. Aliás, neste País não são apenas os agricultores a queixarem-se, são todos os sectores, a saúde, a educação,os transportes, o imobiliário, os desempregados etc etc. Hoje muita coisa poderia ser alterada, mas tudo indica que apenas a maioria absoluta vai ser transformada em maioria relativa. A ver vamos.
Ontem, 26 de Setembro o meu netinho André completou o 2º aniversário. O meu netinho é para mim e para a avó Elsa a melhor coisa que nos aconteceu. A nossa vida é em função daquela vida recente que é a do André. A ansiedade do fim de semana e do reencontro com aquele pequenino ser e naturalmente com seus pais é enorme. Há quem diga que os avós têm um comportamento afectuoso, diferente para com os netos, daquele que tiveram em relação aos filhos. Pela minha parte afirmo que isso é verdade e que mais uma vez o filho me perdoe.
Pois, foi a festa do 2º aniversário do André. Quando chegámos a sua casa em Santiago do Cacém, já o nosso neto andava numa roda viva, com os seus amiguinhos e amiguinhas, remexemdo nos muitos brinquedos que possui e noutros que lhe tinham sido oferecidos. A azáfama era tanta, que olhou para nós, com carinho é certo, mas a dizer ao mesmo tempo. "Hoje para além de vós, tenho que ser um bom anfitrião dos meus amigos e amigas" E nós compreendemos perfeitamente a tarefa que o Andre tinha naquele momento.
O telefone entretanto não parava, pessoas felicitando os pais pela data que se festejava. Alguns ausentes noutras paragens nem por isso esqueceram a data. O meu sobrinho Luis Carlos de França foi um deles. Já antes a minha irmã, igualmente em França, o havia feito, pesarosa por não poder estar presente. Mas, , a saúde está primeiro e tu agora precisas muito de encarar a vida como um dom muito precioso e teres contigo uma força do tamanho do mundo para continuares a lutar com a doença. E isso vai acontecer.
O tio Zé Francisco, a prima Marta tambem ligaram bem como a Joana que se encontra a completar o doutoramento na Escócia ( jinhos joana!). Outros familiares que possam ter ligado me perdoem se não os menciono.
Presentes igualmente outros familiares especialmente os avós maternos Gertrudes e Carlos Alberto. A festinha foi abençoada com a presença do nosso priminho e padre Hugo, que, diga-se está um pouco gordinho e a necessitar de exercício fisico.
O André esse, estava feliz e maior foi a felicidade, quando ao colo dos pais(babadinhos) apagou as velinhas do bolo de aniversário.
Enfim, uma linda festa, a do aniversário do nosso André. Que muitos, muitos, muitos mais aniversários sejam festejados para alegria do André e de seus pais Joana e Luis Miguel.
(e dos avós maternos e patermos, também, claro!)

Sem comentários:

Enviar um comentário