domingo, 12 de fevereiro de 2012

A MINHA ENTRADA NO MUNDO DO TRABALHO - 2


Em certa altura passei a acompanhar na minha condição de aprendiz, um operário chamado Moreira, que era natural de Montes Juntos – Alandroal, mas que há anos vivia no Laranjeiro, aos navios da marinha de guerra.

 Para quem não conhece o Arsenal do Alfeite, são os estaleiros navais que dão apoio na manutenção dos navios da nossa armada. O Moreira ia varias vezes ao navios ancorados, para proceder a reparações, muitas vezes relacionadas com as bombas de agua. Agradou-me e jamais esquecerei as “visitas” que ambos fazíamos a bordo do navio – escola Sagres.
Mais tarde, fui transferido para uma outra secção onde aperfeiçoei os meus conhecimentos, embora mantendo a categoria profissional de operário. Tratava-se da Secção de Normalização e Classificação de Materiais. Aí desenhavam-se peças que depois seriam fabricadas nas oficinas, estudavam-se as NEP ( normas portuguesas). Era um trabalho mais aliciante, longe do ruído da maquinaria e naturalmente mais higiénico. Lembro-me que a secção era chefiada por um engenheiro cujo nome não recordo e por um funcionário administrativo cujo nome era Costa. O Costa era um amigo e camarada, e através dele me iniciei na vida político-partidária . Primeiramente no MDP/CDE e depois quando este Movimento passou a partido politico, inscrevi-me no Partido Comunista Português durante algum tempo. O Costa estava sempre disponível para transmitir-me os ensinamentos de que necessitava. Estudava à noite em Lisboa, na Faculdade de Economia E, ficou-me gravado o dia em que pela manhã no inicio da jornada diária de trabalho, o Costa entrou na secção, depois de ter realizado  as provas de exame na Faculdade, que lhe concederam a licenciatura naquela área.
Na secção éramos cerca de dez funcionários e nessa manhã, perfilados logo que o Costa entrou dissemos em uníssono:
- Bom dia senhor Doutor!
E o Costa respondeu de forma agressiva, nada satisfeito com o título académico a que tinha direito:

- Senhor Doutor o c….
Era assim o grande companheiro e ao mesmo tempo bom camarada - o Costa!
Foi ele quem politicamente me instruiu, quem projectou mais longe os meus escassos conhecimentos da realidade que do mundo actual, onde uns têm tudo e outros quase nada! A minha eterna gratidão ao grande amigo e companheiro de ideologia, o Costa!



Sem comentários:

Enviar um comentário