quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Diogo


DIOGO DA GRAÇA CAROLINO, de 77 anos de idade, é natural de Rio de Moinhos, freguesia do concelho de Aljustrel, distrito de Beja.
Nos tempos da antiga Fabrica de Concentrados de Tomate - ECA - Diogo veio para Alvalade e ali fixou residência e constituiu família.
Hoje é utente do Centro de Dia de Alvalade, onde participa das diversas actividades levadas a cabo no âmbito da animação de idosos.
Mas a grande alegria da sua vida, é o cantar alentejano. O Diogo vive e revive, nas suas modas, toda uma vivência ligada ao seu Alentejo.
Tem um grande desgosto - é que o seu Grupo Coral - o Grupo Coral e Etnografico do Centro de Dia de Alvalade, munca foi reconhecido pelo poder local, como interprete do genuino folclore alentejano. Nem a Junta de Freguesia de Alvalade, nem a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, alguma vez se lembrararam deste grupo de idosos e idosas, que pretendem continuar uma tradição.
Naturalmente que no Concelho existe o Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, que tambem ele honra as tradições do cantar alentejano. Mas tambem, no Centro de Dia de Alvalade e, na Casa do Povo de Alvalade, existe este Grupo, que é sempre ignorado. Por serem velhos? não queremos acreditar em tal!
O Diogo, apesar da sua idade, frequenta as aulas de alfabetização, no Centro de Dia. E, a quem nos visita, faz questão de oferecer um escrito, como o que a imagem representa.
Em vida! sim em vida!
Quero homenagear este grande homem, este grande amigo e grande alentejano. FORÇA DIOGO, HAVEMOS DE LÁ CHEGAR!
Lms

Sem comentários:

Enviar um comentário