sábado, 12 de fevereiro de 2011

SENTIDA HOMENAGEM À DRA IRENE DO CARMO ALEIXO

Recordo aqui, ao mesmo tempo que presto uma sentida homenagem a uma mulher com a qual convivi, no decurso da minha actividade profissional. Infelizmente deixou-nos em Setembro de 2010. Poucos falaram dela nessa ocasião, embora muitos tivessem beneficiado da sua actividade quando esteve à frente do Centro Regional de Segurança Social de Setúbal e cumulativamente do Governo Civil do nosso Distrito. Foi ela quem ordenou a criação dos Centros de Dia, nos concelhos do sul do distrito de Setúbal, para alem de outros equipamentos sociais, Desempenhou igualmente as funções de Comissária Regional da luta contra a Pobreza. Embora muito distante da minha ideologia, pelo que nao posso ser acusado de favoritismo politico. Falo da Dra Irendo Carmo Aleixo, Mais conhecida por Irene Aleixo. Militante do PSD, foi no então governo do Professor Cavaco Silva que exerceu aqueles cargos. Conhecida igualmente por “Pombinha”, dada a sua irreverência e a forma como directa e frontalmente atacava os assuntos mais melindrosos que afectavam o distrito. Por exemplo, quando foi assassinado um jovem, guarda dum estabelecimento nocturno, não hesitou e publicou um regulamento distrital que ordenava o encerramento de bares, discotecas etc. à uma hora da madrugada. Tal medida produziu tão grande descontentamento que teve de ser rapidamente anulada. Foi ela, que, aquando uma visita à Casa do Povo de Alvalade, quando eu desempenhava funções administrativas, e após ter assistido à encenação orientada por mim, de um Auto de Natal, com idosos, de imediato mandou reunir a Direcção de então e ordenou “Na Casa do Povo de Alvalade, não podem continuar dois funcionários, mas apenas um. A funcionária (X) fica em Alvalade, o Luís vai integrar a equipa da Acção Social de Santo André, desempenhando as funções de animador, pois já vi que tem o perfil necessário para tal. Naturalmente protestei, dizendo que, como funcionário mais antigo me achava com o direito de continuar em Alvalade. Respondeu que eu não iria sair de Alvalade. Ficava na Casa do Povo e iria a Santo André quando necessário e igualmente iria as instituições de idosos do concelho. E, para tal, a Segurança Social iria colocar á minha disposição uma viatura com senhas de combustível , para as minhas deslocações. E assim foi. Claro que a viatura foi sol de pouca duração. Mas, durante 14 anos, desempenhei aquelas funções, quase até a minha aposentação

Mas existe um episódio, que jamais esquecerei. A Dra. Irene Aleixo, numa visita que fez ao Centro de Dia de Alvalade, anunciou que iria dar à instituição, uma viatura de nove lugares ( a primeira carrinha que serviu o Centro de Dia). Mas depois da promessa feita, e na medida em que demorava a sua entrega, eu e o presidente da Direcção, Sr. Horácio Fonseca deslocámo-nos ao Governo Civil, afim de indagarmos sobre o atraso na vinda da viatura.

Após entrarmos no gabinete da governadora, de imediato nos transmitiu a seguinte ordem:

“os senhores têm que ir a S. Domingos, com utentes em tal data porque vai lá o primeiro-ministro Prof. Cavaco Silva”.

- Mas (retorqui) Sra. Governadora, nós vamos mas não temos transporte. Só se pedirmos a carrinha ao padeiro ( o saudoso Joaquim Rainha). Mas, a carrinha é para transportar pão e não pessoas, ainda vem a guarda republicana e multa-nos!

Resposta rápida da Governadora : - “ A GNR nesse dia não multa ninguém, tomara ela olhar pelos comunistas”

Respondi – Ora senhora Governadora, não se preocupe com isso, não vai haver problemas.

Resposta rápida da Dra. Irene Aleixo -. Bem, se você o diz lá o sabe!

E dirigindo-se ao gabinete ao lado, onde se encontrava a sua secretária, ordenou-lhe:

“Oh Beta, telefona aí ao comandante da guarda, que não multe a carrinha do padeiro de Alvalade”

Todos nós que presenciávamos a cena, fizemos um imenso esforço para suster o riso.

O certo é que, o Centro de Dia de Alvalade esteve presente na recepção ao Primeiro Ministro, na visita que efectuou na década de 80 à vizinha freguesia de S. Domingos.

Gratas recordações que guardarei para sempre. Costumo afirmar que profissionalmente foi a Dra. Irene Aleixo a única personagem politica que me deu valor. Anos mais tarde, outros, de outros quadrantes mais à esquerda, anularam as suas ordens e mandaram-me para Santo André, aonde durante um ano até à minha aposentação, tive que me deslocar de manhã bem cedo regressando a Alvalade ao fim da tarde.

Nesta sentida homenagem ,só posso desejar, que a Dra. Irene Aleixo descanse em paz, junto de Deus a quem ela tanto amava.



Sem comentários:

Enviar um comentário