segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AS MINHAS MEMÓRIAS- Quando fui para a Escola

QUANDO FUI PARA A ESCOLA

Antes de completar os sete anos, idade obrigatória para se ir para a escola oficial, minha mãe mandou-me para a “escola paga”. A “escola paga” era uma especíe de pré-escolar, onde as crianças aprendiam as primeiras letras. Aí sob a orientação da Dª Inês, aprendíamos a escrever em ardósias, a soletrar as primeiras palavras, de forma que, quando ingressássemos na oficial, já íamos instruídos. Grande Senhora foi a Dª Inês. Muito educada, com sentido de responsabilidade, ela ensinava as letras, mas também ensinava as crianças na sua educação. Falta a Alvalade, render homenagem póstuma a esta grande Senhora. A “ escola paga” também era conhecida pela “escola da Dª Inês” e funcionava na Rua de Lisboa( está por concretizar a homenagem pública à DªInês, que ensinou as primeiras letras a tantos alvaladenses). Pagava-se vinte e cinco tostões por semana, mas por vezes a Dª Inês fechava os olhos àqueles que por dificuldades económicas o não podiam fazer.

1 comentário:

  1. Agradeço as referências à minha avó Inês, que ainda permanece bem presente na memória de muitos. Essa é a melhor homenagem que lhe podem prestar.
    Obrigado.
    Luis Pedro Ramos

    ResponderEliminar