sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE O NATAL

NATAL - FESTA DA FAMÍLIA?

Mais uma vez, o espírito natalino toma conta das pessoas. A azáfama, a correria de loja em loja, não se compadece com a tão divulgada crise económica.
Fazem-se esforços e sacrifícios para se agradar a este e aquele, para se contemplarem os “amigos”, para se receber em troca um beijinho, uma carícia, e …uma prenda de volta!
Entretanto, o espírito natalino, tenta envolver as famílias. Diz-se então que esta é a “Festa da Família”.
Mas será que a família apenas merece uma festa no ano?
Bom, é uma verdade. Em tempos antigos mas não remotos, o termo “Família” era outro mais respeitado.
Recordo ainda, os bons velhos tempos, quando ia à Vila, e minha mãe me recomendava : vai ver as tuas avós ,tuas tias, os teus primos. E eu naturalmente, sempre com muita alegria, lá andava de casa em casa, visitando todos os meus parentes. Era um dia de Festa para mim.
Hoje? Hoje acontecem coisas dignas de registo. Vivendo familiares na mesma localidade passam-se tempos, sem que se visitem. Outras vezes, familiares que estão longe, porque tiveram que partir para outras paragens, quando regressam, não se preocupam em visitar este ou aquele familiar. Ignoram-se uns aos outros. O espírito de Família já não existe tão acentuadamente.
Mas, - valha-nos isso – pelo menos, uma vez no ano, as famílias mais próximas reúnem-se para festejarem esta data. Valha-nos isso!!
Aproveito pois, para desejar a todas as Famílias e muito especialmente à minha, um Natal com muito amor e muita saúde
L

Sem comentários:

Enviar um comentário